Título de Kei Nishikori entra para a história do tênis

Título de Kei Nishikori entra para a história do tênis

Por José Morgado - junho 19, 2023

Kei Nishikori, ex-número 4 do mundo e vice-campeão do US Open em 2014, conquistou neste domingo (18) o título no Challenger de Palmas Del Mar, em Porto Rico. O japonês de 33 anos decidiu voltar ao circuito depois de quase dois anos afastado com uma grave lesão no quadril e venceu logo o seu primeiro torneio, um feito absolutamente inédito na história do tênis.

O japonês entra para a história ao tornar-se no primeiro jogador sem ranking a vencer um Challenger. No circuito ATP, o jogador com pior ranking a vencer um troféu foi Lleyton Hewitt em Adelaide, ainda nos seus primeiros anos de circuito, quando ocupava o 550º posto da ATP.

Bem-vindo de volta! Nishikori regressa com título em Palmas del Mar

Para encontrar uma situação semelhante a esta, é preciso recordar quando Kim Clijsters, que voltou ao tênis no segundo semestre de 2009 após dois anos e meio aposentada e conquistou o US Open enquanto ainda não tinha ranking da WTA. Este foi, no entanto, o terceiro torneio neste retorno da ex-líder do ranking mundial.

Leia também:

Ex-tenista britânico critica Federer e Nadal por não serem sinceros sobre os recordes
Confira o novo top 10 da ATP depois de ‘s-Hertogenbosch e Stuttgart
Bia Haddad garante permanência no top 10 por mais uma semana

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com