Tantos teenagers na terceira ronda em Paris? Só em 2001 com... Federer e companhia

Tantos teenagers na terceira ronda em Paris? Só em 2001 com… Federer e companhia

Por Bola Amarela - junho 4, 2021
epa09239207 Roger Federer of Switzerland reacts during his first round match against Denis Istomin of Uzbekistan at the French Open tennis tournament at Roland Garros in Paris, France, 31 May 2021. EPA/YOAN VALAT

Jannik Sinner, Carlos Alcaraz Lorenzo Musetti estão a fazer história em Roland Garros. Pode até parecer exagerado escrever nestes termos tendo em conta que estes três miúdos talentosos estão ‘só’ na terceira ronda, mas a verdade é que é preciso recuar vinte anos para encontrar três teenagers nesta fase do Grand Slam francês. Em jeito de comparação para o que vem a seguir, deixamos a informação: Sinner é o 19.º do ranking ATP aos 19 anos, Musetti é o 76.º com a mesma idade e Alcaraz o 97.º aos 18.

É que a última vez que três adolescentes garantiram uma vaga na terceira ronda em Paris foi em 2001 e, diga-se, um trio de luxo. Um deles dá pelo nome de… Roger Federer. O suíço tinha somente 19 anos, era o 18.º melhor do mundo e foi nesse torneio que alcançou os quartos-de-final de um Grand Slam pela primeira vez na carreira. Viria a pedir com o espanhol Àlex Corretja, agora comentador do Eurosport.

O outro tenista de 19 anos nessa terceira eliminatória era Tommy Robredo. O espanhol ocupava o 83.º posto da hierarquia mundial masculina e também avançou, embora tenha caído logo de seguida com o russo Yegveny Kafelnikov. O outro é um antigo número um do mundo, já retirado por esta altura. Andy Roddick tinha apenas 18 anos, era o 49.º do ranking ATP e ficou exatamente nessa terceira ronda aos pés de Lleyton Hewitt.

Resta saber o que Sinner, Alcarz e Musetti vão fazer diante de Mikael YmerJan-Lennard Struff Marco Cecchinato, respetivamente. A resposta é dada já este domingo.