João Sousa aplica corretivo e avança a uma segunda ronda histórica no US Open
A primeira ronda de João Sousa no US Open revelou-se um verdadeiro… passeio. O número um português e 36.º do ranking mundial cedeu apenas dois jogos para aplicar um corretivo ao dominicano Victor Estrella Burgos, ex-top 50 ATP e atual 83.º do Mundo, e avançar sem quaisquer problemas à segunda eliminatória em Flushing Meadows pela terceira vez na carreira.
Num encontro de sentido único, o vimaranense de 27 anos precisou de curtos 77 minutos para eliminar Estrella Burgos pelos parciais de 6-0, 6-1 e 6-1, controlando totalmente o rumo dos acontecimentos. Sousa perdeu apenas seis pontos com a primeira bola e quebrou o serviço do opositor em igual número de ocasiões.
Na segunda eliminatória, João Sousa, a atravessar momentos complicados em termos físicos, terá pela frente o espanhol Feliciano López, 18.º da hierarquia mundial, que beneficiou da desistência do croata Borna Coric, número 41 da hierarquia ATP, durante a primeira partida. Coric lesionou-se no joelho e retirou-se quando o marcador registava 4-3 a seu favor.
Com este triunfo, Sousa, que alcançou a terceira eliminatória do último torneio do Grand Slam do ano em 2013 – perdeu apenas para Novak Djokovic -, torna-se assim o primeiro tenista português de sempre a carimbar vitórias no quadro principal de todas as provas desta categoria numa só temporada.