Jabeur entra no novo ano com boa vitória, Azarenka brilha e Ostapenko vive desastre

Jabeur entra no novo ano com boa vitória, Azarenka brilha e Ostapenko vive desastre

Por Pedro Gonçalo Pinto - janeiro 5, 2023

Ons Jabeur viveu um 2022 histórico, ao assinar vários feitos inéditos para o ténis árabe e africano. Mas a tunisina quer ir mais longe em 2023 e, pelo menos, arrancou a nova temporada da melhor maneira. Depois de ter um bye na primeira ronda do WTA 500 de Adelaide, a número dois do Mundo assinou uma boa exibição para marcar o seu lugar nos quartos-de-final.

A vice-campeã de Wimbledon e US Open desmontou o ténis perigoso de Sorana Cirstea (45.ª), com os parciais 7-6(3) e 6-1. A romena anulou um break de desvantagem por duas vezes na primeira partida, mas é fácil entender que esse desfecho no tie-break teve um impacto claro no segundo parcial, no qual Jabeur foi muito mais forte e não deu hipóteses. Segue-se Marta Kostyuk.

Quem também impressionou foi Victoria Azarenka. A antiga número um do Mundo, agora 26.ª WTA, assinou uma excelente exibição para colocar gelo na talentosa Qinwen Zheng (28.ª). A bielorrussa ultrapassou a chinesa de 20 anos, com os parciais 6-2 e 7-5, marcando duelo com outro prodígio: a checa Linda Noskova.

Por outro lado, Jelena Ostapenko (18.ª) voltou a mostrar que vai do 8 ao 80 e do 80 ao 8 num ápice. A letã estava a vencer por 3-1 diante de Irina Begu (34.ª), até que desatou a acumular erros não forçados, ao ponto de não ter ganho mais nenhum jogo. Ostapenko caiu com estrondo, com os parciais 6-3 e 6-0, pelo que Begu vai medir forças com Veronika Kudermetova.

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt