Gauff sobrevive a festival de erros (mais de 100!) e estreia na semifinal do Australian Open

Gauff sobrevive a festival de erros (mais de 100!) e estreia na semifinal do Australian Open

Por José Morgado - janeiro 23, 2024
gauff

Coco Gauff, número 4 do mundo, se classificou nesta terça-feira, aos 19 anos, pela primeira vez na sua carreira para a semifinal do Australian Open. É a terceira vez que a norte-americana chega ao top 4 de um Major em simples na sua carreira, todas em torneios diferentes, depois de Roland Garros 2022 (perdeu na final) e US Open 2023 (acabou campeã).

Vencedora do último Major, Gauff venceu um 12º jogo seguido em Grand Slams ao derrotar na Rod Laver Arena a ucraniana Marta Kostyuk, de 21 anos e número 37 do mundo, por 7-6(6), 6-7(3) e 6-2, numa batalha de 3h15 que ficará na memória do Australian Open como um dos jogos de qualidade mais duvidosa. Ao todo, entre as duas tenistas, tivemos inacreditáveis 107 (!) erros não forçados. Gauff, que virou de 1-5 abaixo no primeiro set, desperdiçou uma vantagem de 5-3 no segundo, mas foi a tempo de se impor mentalmente — e especialmente fisicamente — num terceiro set que dominou desde o início.

Gauff, que ainda não perdeu em 2024 (10-0 com um título WTA pelo meio), aguarda pela vencedora do outro jogo feminino do dia, entre a belarussa Aryna Sabalenka (naquilo que seria a reedição da final do US Open) e a tcheca Barbora Krejcikova, sendo certo que teremos um duelo entre campeãs de Grand Slam.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt