Gauff afasta fantasmas contra Swiatek e se classifica às semis do WTA Finals

Gauff afasta fantasmas contra Swiatek e se classifica às semis do WTA Finals

Por Pedro Gonçalo Pinto - novembro 5, 2024

Coco Gauff entrou no duelo com Iga Swiatek precisando lidar com fantasmas, já que só tinha vencido um dos 12 duelos anteriores. Esses fantasmas, porém foram destroçados em Riad, já que a norte-americana bateu a polonesa para garantir vaga às semis do WTA Finals e deixar a número 2 do ranking mundial em dificuldades no torneio.

A número 3 do mundo deu sequência ao triunfo sobre Jessica Pegula e venceu em apenas dois sets, com parciais de 6-3 e 6-4, em 1h49, apesar de ter cometido 11 duplas faltas, nove delas na segunda parcial. Depois de dominar a primeira parcial, Gauff viu Swiatek comandar com quebra em 4-3… e disparou para três games seguidos, que sentenciaram o duelo.

Como venceu em sets diretos, Gauff carimbou a qualificação, mas ainda sem o primeiro lugar assegurado. Para isso terá de bater Barbora Krejcikova no último embate, algo que ajudaria… Swiatek. É que a polonesa só segue para as semifinais se derrotar Pegula e a tcheca perder para Gauff. Se Krejcikova vencer, fim da linha para Iga. Aliás, basta um set ganho para Gauff ficar em primeiro, sendo que se perder em três tira Swiatek da competição.

Leia também:

OFICIAL: Novak Djokovic desiste do ATP Finals e encerra a temporada
Veja como está a corrida para o Next Gen Finals, com João Fonseca em perigo
ATP Finals: confira o elenco COMPLETO da edição de 2024

Fim da linha mesmo foi para o sonho que a polonesa ainda mantinha de ser número 1 ao final da temporada. Essas contas estão automaticamente resolvidas, e Aryna Sabalenka vai fechar o ano no trono do ranking da WTA.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt