Gauff: "Ainda me custa a acreditar que Nadal vai se aposentar"

Gauff: “Ainda me custa a acreditar que Nadal vai se aposentar”

Por José Morgado - maio 8, 2024
gauff

Coco Gauff, número 3 do mundo, deu nesta terça-feira uma coletiva de imprensa antes da sua estreia no WTA 1000 de Roma. A norte-americana, de apenas 20 anos, não fugiu a nenhum tema — desde as suas ambições no torneio italiano até a aposentadoria de Rafael Nadal...

EM ROMA COM UMA MISSÃO

Tenho tentado melhorar o meu serviço nos últimos dias e penso que consegui fazê-lo em pouco tempo. Estou construindo o meu caminho tal como estava em Madrid. Estou trabalhando bem.

JOGOS OLÍMPICOS SÃO OBJETIVO

Os Jogos Olímpicos são um objetivo para mim, quase tão grande quanto os Grand Slams. Não os coloco nem acima, nem abaixo. Nunca os joguei, será a minha primeira vez. Obviamente quero fazer um bom torneio e trazer uma medalha. A preparação será interessante pois passamos do saibro para a grama e depois novamente para o saibro.

GOSTOU DE CHALLENGERS?

É um grande filme. Gostei do romance entre as personagens e mesmo a parte do tênis está boa. Se é perfeito? Não, mas isso é o normal em todos os filmes de esporte. Os atores fizeram bem o seu trabalho.

COMO OLHA PARA O RANKING…

Nunca significou muito para mim. Talvez até ao ano passado me preocupava um pouco para ver se conseguia jogar o WTA Finals, mas no meu caso estou mais preocupada com os títulos.

O ADEUS DE NADAL

É difícil aceitá-lo. Me custa a crer pois me habituei a vê-lo ganhar Roland Garros durante toda a minha vida. Vê-lo se despedir de Madrid na semana passada foi meio surreal. Pensei se era real ou não. Estou triste, pois é um dos meus jogadores favoritos…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com