Gastão Elias vira para derrotar campeão universitário dos EUA em Oeiras

Gastão Elias vira para derrotar campeão universitário dos EUA em Oeiras

Por José Morgado - janeiro 10, 2024
elias-oeiras
FOTO: Beatriz Ruivo/FPT

Gastão Elias, um dos melhores tenistas portugueses de todos os tempos, continua a fazer um excelente arranque de temporada nos Challengers do Jamor. Depois de ter sido vice-campeão no Indoor Oeiras Open 1, o lourinhanense de 33 anos qualificou-se esta quarta-feira para os quartos-de-final Indoor Oeiras Open 2, de categoria 75, confirmando o regresso ao top 300 do ranking ATP, que o reaproxima do objetivo de voltar a jogar torneios de Grand Slam em 2024.

O ex-top 60 mundial teve de suar e sofrer bastante para superar na segunda ronda no Jamor o norte-americano Ethan Quinn, campeão da NCAA em 2023 e um dos jovens craques do ténis norte-americano, por 3-6, 7-5 e 6-4, numa batalha de 2h30 em que chegou a ter desvantagem de 1-3 no terceiro e decisivo set.

Nos ‘quartos’, vai defrontar o vencedor do encontro entre o francês Valentin Royer e o polaco Maks Kasnikowski, que reeditam a meia-final da semana passada.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt