Gastão Elias supera Gonçalo Oliveira e avança no 'qualifying' do US Open
O encontro cem por cento português em Nova Iorque caiu para o lado do jogador mais cotado. Gastão Elias, número três nacional e 154.º do ranking mundial, venceu a batalha lusa e qualificou-se esta terça-feira para segunda ronda da fase de qualificação do US Open, ao bater o compatriota Gonçalo Oliveira, 241.º ATP, que disputou nos Estados Unidos o seu primeiro torneio do Grand Slam da carreira.
Num encontro equilibrado, Elias derrotou Oliveira pelos parciais de 6-2, 4-6 e 6-1, ao cabo de duas horas de embate. Oliveira, apesar de não ter entrado como teórico favorito, ofereceu réplica, mas acabou traído por dores na perna no terceiro parcial, durante o qual chegou a pedir a presença do fisioterapeuta.
Na segunda de três rondas do qualifying, Gastão Elias tem pela frente o jovem canadiano de 18 anos Denis Shapovalov, recente semifinalista do Masters 1000 de Montreal, no Canadá, e 69.º ATP, que bateu na estreia o norte-americano Denis Kudla, 173.º do Mundo, por 6-3 e 6-4.
Esta é a quinta vez que Elias joga a fase de qualificação da prova nova-iorquina, tendo disputado o quadro principal em apenas uma ocasião, no ano passado, com entrada direta.