Faria e Rocha batem primeiros cabeças de chave no Oeiras Open 4

Faria e Rocha batem primeiros cabeças de chave no Oeiras Open 4

Por José Morgado - maio 17, 2023
rocha-faria

Os portugueses Jaime Faria e Henrique Rocha apuraram-se, na tarde desta quarta-feira, para os quartos de final de pares do Oeiras Open 4, no qual o favorito à vitória em singulares, Pedro Cachin, voltou a vencer para atingir a mesma etapa. Organizado pela Federação Portuguesa de Ténis com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, este torneio do ATP Challenger Tour decorre entre os dias 14 e 20 de maio no Complexo de Ténis do Jamor.

Convidados pela organização para o quadro principal de pares, Jaime Faria e Henrique Rocha surpreenderam os primeiros cabeças de série Hunter Reese (112.º classificado no ranking mundial da especialidade e ex-73.º) e Szymon Walkow (137.º que já foi 86.º) com uma recuperação que culminou na vitória por 3-6, 6-4 e 10-3 num match tie-break exemplar.

Com este triunfo, o primeiro lado a lado em torneios do ATP Challenger Tour, a dupla de jogadores do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis selou o acesso aos quartos de final.

Para Faria (que no ranking de singulares ocupa o 520.º lugar) e Rocha (551.º) seguem-se o croata Zvonimir Babic e o cazaque Grigoriy Lomakin, responsáveis na véspera pelo afastamento do português Gonçalo Falcão e do alemão Sebastian Fanselow, alternates de última hora, por 7-5, 3-6 e 10-5.

Menos felizes foram João Domingues e Frederico Silva, que apesar da boa réplica foram afastados pelo uzbeque Sanjar Fayziev e o romeno Alexandru Jecan ao cabo de dois tie-breaks, parciais de 7-6(4) e 7-6(1).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt