Djokovic quer boicotar regra dos Jogos Olímpicos
Como Presidente do Conselho dos Jogadores do ATP, Novak Djokovic vai olhando para as medidas que melhor servem os interesses dos protagonistas do circuito. Pensando a médio prazo, o sérvio de 31 anos terá como objetivo acabar com a regra imposta pela Federação Internacional de Ténis (ITF) que exige que os jogadores joguem a Taça Davis para poderem participar nos Jogos Olímpicos.
Fredrik Rosenfren, treinador do britânico Kyle Edmund, disse ao jornal britânico Metro que o seu pupilo recebeu um email de Djokovic sugerindo o boicote à regra. Os jogadores que pretendam marcar presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, em 2020, terão de mostrar trabalho na Taça Davis nas duas próximas temporadas, jogando pelo menos uma vez em 2019 e 2020.
Este é o pretexto encontro pela ITF para obrigar os principais jogadores do ranking a não saltarem a Taça Davis, que tem vindo a perder adeptos com a implementação do novo formato já em 2019, passando a disputar-se em apenas uma semana, em Madrid, depois do ATP Finals.
Rosenfren está certo da posição do número um mundia. “É evidente que Djokovic não pretende jogar a nova Taça Davis. Não ouvi um único tenista a dizer que ficou satisfeito com o formato”, frisou.
Trata-se de uma regra que Roger Federer apelidou de ridícula, aquando os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.