Djokovic quebra recorde que durava há 53 anos no US Open

Djokovic quebra recorde que durava há 53 anos no US Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - setembro 11, 2023

Novak Djokovic parece determinado a quebrar quase todos os recordes existentes no mundo do tênis. Isso também é verdade quando se trata de longevidade, um aspecto no qual o sérvio tem estado a consolidar um estatuto forte ao longo desta temporada.

Depois de se tornar o quarto campeão mais velho na história do Australian Open, de bater o recorde em Roland Garros e de quase conquistar a marca em Wimbledon, Nole agora alcançou essa marca histórica no US Open. Aos 36 anos e 3 meses, Djokovic conquistou o título e superou a marca de Ken Rosewall, que foi campeão em 1970 com 35 anos e 10 meses.

Agora, Djokovic pode mirar o recorde absoluto de campeão mais velho em qualquer torneio do Grand Slam, já que ocupa o quarto lugar em termos históricos. As três marcas à sua frente foram todas no Australian Open, com Ken Rosewall detendo duas delas e Roger Federer a terceira. O recorde absoluto pode ser quebrado se Djokovic vencer o US Open no próximo ano.

CAMPEÕES MAIS VELHOS EM GRAND SLAMS

Ken Rosewall – Australian Open 1972 – 37 anos e 2 meses
Roger Federer – Australian Open 2018 – 36 anos e 6 meses
Ken Rosewall – Australian Open 1971 – 36 anos e 4 meses
Novak Djokovic – US Open 2023 – 36 anos e 3 meses
Novak Djokovic – Roland Garros 2023 – 36 anos e 20 dias

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt