CAMPEÃO! Nuno Borges fecha semana de sonho em Phoenix e vence maior título da carreira

CAMPEÃO! Nuno Borges fecha semana de sonho em Phoenix e vence maior título da carreira

Por Pedro Gonçalo Pinto - março 20, 2023

É CAMPEÃO! OUTRA VEZ! Nuno Borges levantou voo e não perdeu altitude! Duas semanas depois de vencer em Monterrey aquele que foi o maior título da sua carreira em simples, o número um de Portugal, atual 80º do ranking ATP, alavancou e cresceu no ranking. E a verdade é que, depois de um percurso de altíssimo nível, fechou uma semana de sonho para conquistar o Challenger 175 de Phoenix, o torneio mais cotado realizado na história do circuito secundário do ATP Tour.

O maiato de 26 anos colocou a cereja no topo do bolo ao derrotar Alexander Shevchenko (132º), por 4-6, 6-2 e 6-1, num jogo completamente de duas velocidades. Borges entrou mais tenso e foi quebrado no primeiro game, sendo que foi crescendo e ainda teve chance de quebrar o russo, algo que não concretizou. O primeiro set escapava por entre os dedos e era preciso alcançar a primeira reviravolta da semana para chegar ao desejado título no Arizona.

Dito e feito. Essa tal velocidade diferente ficou bem visível a partir do 2-2 no segundo set. Nuno Borges pisou no acelerador de tal forma que já só viu Shevchenko no espelho retrovisor. O português disparou para nove games consecutivos — só parou no 5-0 no terceiro set –, também a capitalizar, a certa altura, numa clara quebra física por parte do adversário. Tudo isto, no entanto, sem que baixasse o seu nível em momento algum, arrancando uma série de pontos espetaculares e com muita autoridade.

Certo é que se trata do quarto título Challenger na carreira, depois de Antalya (50), Barletta (80) e Monterrey (100), sempre crescendo. Resta saber se o próximo passo será mesmo vencer um ATP 250, o patamar seguinte. Nuno Borges agora vai alcançar um novo melhor ranking de carreira, subindo para o 68º posto da hierarquia mundial masculina.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt