Araújo impressiona, mas todos os portugueses perdem no quali do Challenger de Oeiras

Araújo impressiona, mas todos os portugueses perdem no quali do Challenger de Oeiras

Por José Morgado - abril 14, 2024
Pedro-Araujo
FOTO: Miguel Reis

Os quatro portugueses que foram a jogo este sábado na fase de qualificação do Challenger Oeiras Open 125, no complexo de ténis do Jamor, foram todos eliminados na primeira ronda, ainda que Pedro Araújo, de 22 anos, tenha feito uma exibição de grande nível diante de um adversário que também sabe que sabe o que é ganhar Challengers no Jamor em 2024.

O tenista lisboeta, número 728 do ranking mundial mas a fazer um início de temporada animador — duas meias-finais no Algarve, a terceira e quarta da sua carreira em torneios ITF — caiu diante do polaco Maks Kasnikowski, 253.º ATP e campeão do Oeiras Open 1, em janeiro, por 6-7(5), 6-3 e 6-3, num duelo de quase três horas onde Araújo acabou por deixar escapar o encontro em alguns detalhes na reta final.

João Domingues, Tiago Pereira e Francisco Rocha foram todos eliminados em dois sets. Domingues (817.º ATP) caiu diante do jovem taiwanês Jason Tseng (249.º e antigo número um mundial de juniores), por 6-3 e 7-6(2); Pereira (743.º) caiu diante do italiano Enrico Dalla Valle (263.º) por 6-3 e 6-1, em pouco mais de uma hora; e Rocha (918.º) foi eliminado pelo francês Manuel Guinard (242.º) por 6-2 e 6-1.

Recorde-se que o quadro principal conta com outros quatro tenistas portugueses: Henrique Rocha, Jaime Faria, Gastão Elias e Frederico Silva.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt