Gastão Elias dá a volta a jovem prodígio e sagra-se campeão em Espanha

Gastão Elias dá a volta a jovem prodígio e sagra-se campeão em Espanha

Por Bola Amarela - fevereiro 7, 2021
Gastão-Elias
FOTO FPT

PORTUGAL! Depois de Nuno Borges conquistar o título no ITF M15 de Antalya, Gastão Elias manteve a grande jornada para as cores nacionais, ao erguer o troféu no ITF M15 de Vilhena, em Espanha. O português, 418.º ATP, tinha uma tarefa traiçoeira com o jovem prodígio dinamarquês Holger Rune (428.º), de 17 anos, no outro lado da rede, mas impôs o ténis que o fez arrasar durante toda a semana e triunfou com os parciais 3-6, 6-2 e 6-1.

A defrontar o atual número um mundial de juniores e estrela da Academia Mouratoglou, Gastão Elias não aproveitou as oportunidades para quebrar no primeiro set e acabou por ceder o primeiro parcial da semana. No entanto, a reação não podia ter sido mais afirmativa. O lourinhanense de 30 anos fez logo o 2-0, ainda permitiu o 2-2, mas não mais olhou para trás. Disparou para o 6-2 e começou a sufocar Rune, que ficou sem armas diante do português.

Gastão Elias não voltou a ver o serviço ser sequer ameaçado e partiu para um triunfo com muita naturalidade, conquistando o 13.º título da carreira: são agora 7 Challengers e 6 provas do ITF World Tour. É também o segundo triunfo num curto espaço de tempo, depois de ter acabado um jejum de três anos na época passada, ao triunfar no Porto. Por outro lado, colocou um travão na incrível sequência de Rune, que tinha 25 vitórias nos últimos 28 encontros no ITF World Tour, com três títulos e uma final.