This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Zverez quebra série de Wawrinka e faz o que ninguém conseguia há 8 anos e meio
Se dúvidas havia que 2016 é o ano de afirmação de Alexander Zverev, elas terão ficado totalmente desfeitas este domingo. Aos 19 anos, o jovem alemão conquistou o seu primeiro título ATP no torneio de São Petersburgo, no país onde os seus dois pais e o seu irmão mais velho – o também jogador Mischa – nasceram e que é uma espécie de segunda nação (e língua) para aquele que é um dos maiores talentos que o ténis mundial viu aparecer nos últimos (largos) anos.
Numa final de grande qualidade e equilíbrio, o número 27 mundial agigantou-se diante do suíço Stan Wawrinka, número três ATP e recente campeão do US Open, por 6-2, 3-6 e 7-5, em 2h24, conseguindo recuperar de 0-3 no terceiro set, levando à loucura o público russo que esteve quase sempre do seu lado, não só por serem conhecedores das origens russas do jovem, mas também porque, como é habitual, o público mais imparcial opta sempre por apoiar o ‘underdog’.
Com uma exibição personalizada, completa e madura, Zverev teve o mérito de colocar um ponto final em duas sérias de Stan Wawrinka: 10 vitórias consecutivas, desde o US Open, e – esta muito mais impressionante – 11 finais ganhas consecutivamente. Desde que se tornou um campeão de Grand Slam, no Australian Open 2014, Wawrinka havia ganho todas as finais que disputou, com as vítimas a incluírem Novak Djokovic, Roger Federer e Rafael Nadal.
Aos 19 anos, Sascha Zverev torna-se no primeiro rapaz com menos de 20 anos completados a ganhar um torneio ATP desde Marin Cilic, em fevereiro de 2008, no torneio de New Haven. Antes disso, exatamente um ano antes, havia sido Kei Nishikori, precisamente no mesmo evento.
- Categorias:
- Não categorizado