[VÍDEO] Há 11 anos, Federer alcançou uma das vitórias mais importantes da sua carreira

[VÍDEO] Há 11 anos, Federer alcançou uma das vitórias mais importantes da sua carreira

Por José Morgado - junho 1, 2020
haas-federer
during the ***** match against ***** on day nine of the French Open at Roland Garros on June 1, 2009 in Paris, France.

Roger Federer, detentor de 20 títulos de Grand Slam, alcançou muitas vitórias de grande relevo ao longo da sua carreira, mas na altura de passar em revista os seus triunfos mais importantes quase nunca ninguém refere uma das mais relevantes de todas: o triunfo nos oitavos-de-final da edição de 2009 de Roland Garros diante de Tommy Haas.

E porquê? Roger Federer entrou em Roland Garros 2009 com 13 títulos de Grand Slam e a procurar não só igualar o recorde de Pete Sampras (14), como a tentar (de novo) completar o Grand Slam de carreira, depois de perder as finais de 2006, 2007 e 2008 diante de Rafael Nadal. O espanhol, que nunca tinha perdido em Roland Garros, caiu nos oitavos-de-final diante de Robin Soderling no dia anterior e Federer entrou extremamente pressionado no seu encontro dos ‘oitavos’ diante do seu amigo Tommy Haas, no dia seguinte.

E… a coisa esteve perto de lhe correr muito mal. Haas liderou por dois sets a zero, 4-3 no terceiro set e ponto de break nesse parcial, mas Federer salvou esse ponto com uma direita inside out fabulosa e acabou por ser esse o ponto de viragem do encontro e do torneio. O suíço venceu esse encontro por 6-7(4), 5-7, 6-4, 6-0 e 6-2.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/tennisnation/status/1267497738960281602?s=21

Federer conquistou essa edição de Roland Garros e fica difícil de imaginar se teria outra chance melhor nos anos seguintes. Só voltou a andar perto em 2011, quando perdeu na final para Nadal.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=8M4bVgkVBPA

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com