Van Assche faz história aos 18 anos na final mais longa da história em Challengers

Van Assche faz história aos 18 anos na final mais longa da história em Challengers

Por Pedro Gonçalo Pinto - março 6, 2023

Uma autêntica intensidade. Luca van Assche fez história no circuito Challenger, ao conquistar em Pau, o seu segundo título da carreira neste circuito secundário, tendo apenas 18 anos. Só isso já é notável – o outro troféu foi em Maia -, mas a questão é que a promessa do tênis francês, atualmente no 149º no ranking ATP, feito ao triunfar na final mais longa da história dos Challengers!

Van Assche superou o compatriota Ugo Humbert (89º e antigo top 25), com os duríssimos parciais 7-6(5), 4-6 e 7-6(6), ao relógio de umas inacreditáveis 3h56. O francês salvou dois championship points durante o terceiro set, antes de finalmente resistir e conquistar a grande vitória que ficará cravado na história.

Luca van Assche garante um salto para o 110º lugar, ficando perto do top 100, barreira que cada vez mais parece ser só uma questão de tempo até ser ultrapassada. Assim, continua dando novas esperanças ao tênis francês, juntamente com o seu amigo Arthur Fils, também de 18 anos, que vai ficar exatamente um lugar atrás na tabela.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt