US Open quer dar wild card a Cori Gauff, mas não pode

US Open quer dar wild card a Cori Gauff, mas não pode

Por José Morgado - julho 19, 2019
gauff-wimbledon
Tennis – Wimbledon – All England Lawn Tennis and Croquet Club, London, Britain – July 1, 2019 Cori Gauff of the U.S. celebrates winning her first round match against Venus Williams of the U.S. REUTERS/Toby Melville – RC1EE4FA6C10

Cori Gauff, de apenas 15 anos, saltou para a ribalta na mais recente edição de Wimbledon. A jovem norte-americana recebeu um convite para a fase da qualificação e ganhou seis encontros seguidos até aos oitavos-de-final da prova. Com este resultado e os pontos somados, Gauff entrou no top 150 — a mais jovem desde Michelle Brito — e tem direito a entrar diretamente no qualifying do US Open, só que a prova norte-americana quer dar-lhe um convite… para o quadro principal. Só que não pode.

As regras de elegibilidade do circuito WTA indicam que Gauff só pode jogar mais sete torneios até cumprir 16 anos (em março de 2020) e também não pode aceitar mais wild cards para qualquer torneio, já que tem um limite de três enquanto tiver 15 anos e já os esgotou (Miami, Roland Garros e Wimbledon).

A USTA está disposta a desafiar o WTA e contornar a situação, defendendo que o US Open é um evento ITF e não WTA, mas tal decisão poderá ser encarada como uma afronta para o circuito feminino.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt