Tsitsipas após derrotar Federer: «Sinto que esta vitória é o começo de algo realmente grande»

Tsitsipas após derrotar Federer: «Sinto que esta vitória é o começo de algo realmente grande»

Por Nuno Chaves - janeiro 20, 2019
Tennis – Australian Open – Fourth Round – Melbourne Park, Melbourne, Australia, January 20, 2019. Greece’s Stefanos Tsitsipas reacts after winning the match against Switzerland’s Roger Federer. REUTERS/Aly Song TPX IMAGES OF THE DAY – UP1EF1K0XVJ7R

Stefanos Tsitsipas viveu este domingo um dos dias mais especiais da sua (ainda) curta carreira. O tenista grego jogou muito para derrotar Roger Federer nos oitavos de final do Open da Austrália, mas mais do que a passagem, pela primeira vez da carreira, para os quartos de final de um torneio do Grand Slam, esteve o triunfo sobre o seu ídolo de infância.

Em conferência de imprensa, Tsitsipas começou por contar a forma como se preparou. “Vi milhares de jogos dele, tentei entender o padrão de jogo e o lado mental também, a forma como pensa em campo. Estes jogadores são o melhor exemplo se queres triunfar no ténis. São muito bons exemplos de como melhorar o teu jogo. Também vi algumas coisas de um jogador que o derrotou nos Grand Slams, não vou dizer o nome, mas venceu-o no US Open há uns anos”, confessou.

Sobre vencer Federer, o grego nem queria acreditar. “Senti felicidade. Felicidade pura. Foi um momento muito emotivo. Foi como o começo de algo realmente grande. Senti alegria, senti felicidade, senti um grande alívio. Este momento é algo que definitivamente jamais me vou esquecer. Este match point estará presente para sempre no resto da minha vida”, afirmou o jovem de 20 anos.

“Todos sabemos que é uma enorme vitória. Todos sabemos quem é o Roger Federer, o que fez pelo ténis mas tenho que me manter focado, concentrar-me nos outros objetivos que quero conquistar. Este é um muito bom começo mas preciso de continuar humilde. Esta vitória é um primeiro passo para algo grande. Sinto que o meu jogo é muito bom neste momento, estou seguro e isso é muito importante”, concluiu Tsitsipas que vai defrontar nos quartos de final da prova, o espanhol Roberto Bautista Agut.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.