Thiago Wild vence terceiro Challenger no ano e praticamente garante entrada no top 100

Thiago Wild vence terceiro Challenger no ano e praticamente garante entrada no top 100

Por Bruno da Silva - setembro 3, 2023
wild campeao como
Divulgação/Tennis Como

Número 1 do Brasil, Thiago Wild (106º) venceu neste domingo (3) o Challenger de Como, na Itália, o seu terceiro título da categoria no ano. Na final, ele superou o espanhol Pedro Martínez (ex-top 40 e atual 132º) com parciais de 5-7, 6-2 e 6-3, em 2h53. Com a campanha, o paranaense praticamente assegura a estreia no top 100 da ATP.

No primeiro set, Wild foi o primeiro a conseguir quebrar, abrindo vantagem de 4-2, mas Martínez respondeu logo na sequência. Depois disso, o brasileiro não conseguiu manter a calma e acabou perdendo cinco dos seis games finais da parcial, perdendo por 7-5, em 1h03.

O brasileiro terminou o set inicial – o primeiro partido na campanha – frustrado e arremessando a raquete, e ainda teve que salvar um break point logo no game de abertura da segunda parcial após voltar de um toilet break. Depois disso, porém, retomou as rédeas do jogo e não foi mais ameaçado até igualar o placar anotando 6-2, em 52 minutos.

Leia também:

Maratona de Djokovic com Djere no US Open faz marca incrível ser alcançada
Djokovic enfrenta segundo adversário com o pior ranking de sua carreira nas oitavas de um Grand Slam
[VÍDEO] Sinner conheceu (finalmente) os ‘Carota Boys’

Na parcial final, Wild resistiu a dificuldades no início, salvando dois break points no longo primeiro game e mais um no terceiro. Martínez, por outro lado, na primeira e única chance que cedeu em todo o set… acabou quebrado. O brasileiro segurou firme a vantagem após abrir 3-1 e fechou a decisão anotando 6-3.

Os cálculos

Com o título, Wild está no 94º posto da ATP virtualmente, praticamente assegurando a entrada inédita no top 100. Como o ranking só será atualizado no dia 11, após o fim do US Open, o brasileiro vai precisar esperar uma semana para a confirmação de sua vaga entre os 100 melhores do mundo. Na próxima semana, o número 1 do Brasil atua no Challenger de Genoa e tem chance de subir ainda mais caso faça outra boa campanha.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.