Tantos teenagers na terceira ronda em Paris? Só em 2001 com… Federer e companhia
Jannik Sinner, Carlos Alcaraz e Lorenzo Musetti estão a fazer história em Roland Garros. Pode até parecer exagerado escrever nestes termos tendo em conta que estes três miúdos talentosos estão ‘só’ na terceira ronda, mas a verdade é que é preciso recuar vinte anos para encontrar três teenagers nesta fase do Grand Slam francês. Em jeito de comparação para o que vem a seguir, deixamos a informação: Sinner é o 19.º do ranking ATP aos 19 anos, Musetti é o 76.º com a mesma idade e Alcaraz o 97.º aos 18.
É que a última vez que três adolescentes garantiram uma vaga na terceira ronda em Paris foi em 2001 e, diga-se, um trio de luxo. Um deles dá pelo nome de… Roger Federer. O suíço tinha somente 19 anos, era o 18.º melhor do mundo e foi nesse torneio que alcançou os quartos-de-final de um Grand Slam pela primeira vez na carreira. Viria a pedir com o espanhol Àlex Corretja, agora comentador do Eurosport.
O outro tenista de 19 anos nessa terceira eliminatória era Tommy Robredo. O espanhol ocupava o 83.º posto da hierarquia mundial masculina e também avançou, embora tenha caído logo de seguida com o russo Yegveny Kafelnikov. O outro é um antigo número um do mundo, já retirado por esta altura. Andy Roddick tinha apenas 18 anos, era o 49.º do ranking ATP e ficou exatamente nessa terceira ronda aos pés de Lleyton Hewitt.
Resta saber o que Sinner, Alcarz e Musetti vão fazer diante de Mikael Ymer, Jan-Lennard Struff e Marco Cecchinato, respetivamente. A resposta é dada já este domingo.