Serena vs. Kerber na final. Onde é que já vimos isto?
Há torneios, especialmente de Grand Slam – pelas suas caraterísticas – em que as jogadoras em melhor forma nas rondas iniciais acabam por sofrer quebras de rendimento e não manter o nível rumo às rondas finais, mas esse não foi definitivamente o caso na edição deste ano de Wimbledon. Este sábado, em Londres, vão subir ao Centre Court as duas melhores jogadoras da quinzena, que têm sido igualmente as melhores de toda a temporada (como comprova a WTA Race): Serena Williams e Angelique Kerber.
Na relva do All England Club, a norte-americana e a alemã vão assim reeditar a final do Australian Open, que acabou por ficar marcada pelo primeiro título do Grand Slam da carreira de Kerber, contra todas as expetativas. A repetição de uma final de majors no mesmo ano já não acontecia desde… 2006, ano em que Amélie Mauresmo e Justine Henin se defrontaram igualmente tanto em Melbourne como em Londres, com o triunfo a cair em ambas as ocasiões para o lado da francesa, que ganhou aí os seus únicos Grand Slams do palmarés.
Nas meias-finais desta quinta-feira, Serena Williams protagonizou uma das exibições mais dominantes de toda a semana em Wimbledon, ao atropelar por completo a russa Elena Vesnina, grande surpresa do torneio, por 6-2 e 6-0… em 48 minutos, naquela que foi a meia-final mais rápida da história de Wimbledon. Williams disparou 11 ases, 28 winners e 7 erros não-forçados, numa exibição imaculada como poucas vezes se viu esta temporada na norte-americana.
Pouco depois, Angelique Kerber mostrou também estar em grande forma e não precisou de muito tempo para derrotar uma das maiores campeãs da história de Wimbledon, Venus Williams. De regresso ao top 4 num Grand Slam quase seis anos depois, Venus não mostrou frescura física e consistência para ultrapassar uma Kerber que triunfou por 6-4 e 6-4, em 1h13. Ao todo, os 15 mil espectadores que pagaram mais de 100 euros para ver as meias-finais femininas assistiram a exatamente… duas horas de ténis. Saiu caro…
A final de Wimbledon 2016 marcará o oitavo confronto entre Serena Williams e Angelique Kerber, com a norte-americana a comandar o confronto direto por 5-2. As duas tenistas não se voltaram a encontrar desde o Australian Open, onde a alemã conseguiu colocar um ponto final numa série de quatro derrotas seguidas frente à norte-americana.