Safarova coroada em Doha
“Ninguém derrota Lucie Safarova sete vezes seguidas!”. A célebre frase de Vitas Gerulaitis bem que pode ser adaptada ao caso da número dois checa, que hoje derrotou, na final do Qatar Total Open 2015, a antiga número um mundial Victoria Azarenka para conquistar o seu primeiro evento WTA Premier da carreira.
À partida, parecia missão impossível para a esquerdina. Azarenka não perdia na capital qatari desde 2011 (apesar de ter estado ausente na edição da temporada passada) e, nos seis duelos anteriores entre ambas as tenistas de Leste, o máximo que Safarova havia feito era ter conquistado um set à ex-bicampeã do Open da Austrália.
Porém, isto não pareceu intimidar a recente campeã de pares femininos do Open da Austrália, que a juntar aos 72% de primeiros serviços ganhou 70% desses pontos e anulou ainda seis de sete pontos de break que enfrentou (tendo convertido quatro de oito). Ao cabo de 1h24, curiosamente poucos minutos depois do final da final masculina do Dubai– passe o pleonasmo -, a checa triunfava por 6-4 6-3.
Com este resultado, Safarova será décima-primeira na atualização de rankings da próxima segunda-feira, alcançando novo máximo de carreira. Já Azarenka, irá subir desde o 48º para o 38º posto, ainda longe, mas mais perto de regressar, pelo menos, ao lote das dez melhores tenistas do mundo.