Emocionado, Pedro Sousa anuncia que irá se aposentar do tênis no Oeiras Open 125

Emocionado, Pedro Sousa anuncia que irá se aposentar do tênis no Oeiras Open 125

Por José Morgado - abril 1, 2023
pedro-sousa
Miguel Reis/Bola Amarela

Pedro Sousa, um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos, olímpico, finalista ATP e ex-top 100 mundial, anunciou neste sábado (01) que vai se aposentar do tênis daqui há duas semanas, no Oeiras Open 125, no Jamor, e que este vai ser o seu último Millennium Estoril Open. O atleta de 35 anos se classificou para a segunda e última rodada da fase de qualificação do torneio português, depois de uma reviravolta fabulosa diante do eslovaco Jozef Kovalik, num jogo em que esteve perdendo por 4-6, 2-5.

“Foi um jogo duro, nunca me senti muito bem e o vento não estava fácil. Fui aguentando mesmo estando perdendo. Foi um jogo difícil para mim porque este vai ser o meu último Estoril Open e queria estar em quadra o maior tempo possível. Tinha o meu filho nas arquibancadas e me agarrei ao que pude. O público ajudou bastante e essa mistura toda me fez dar a volta”, confessou Sousa, em lágrimas e com dificuldades em se expressar.

Épico! Pedro Sousa vira encontro perdido e confirma dia perfeito de Portugal no Estoril Open

O português admitiu saber das dificuldades que Kovalik tem sentido nos últimos anos. “Sabia que ele também não estava num bom momento e por isso lutei até ao final. As condições não estavam fáceis para nenhum de nós. Acabou por resultar e amanhã terá mais. Tenho treinado bem, melhor do que isto.”

O sonho de Sousa seria se aposentar somente no Lisboa Belém Open, mas o seu físico pediu para antecipar o adeus as quadras. “A ideia seria terminar no Lisboa Belém Open [no seu clube, o CIF], mas não vou chegar lá [é em outubro]. Por isso em princípio devo acabar em Oeiras.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com