Oliveira arrasa e avança no Porto; Silva perde batalha para o bicampeão
Gonçalo Oliveira, número três nacional e 259.º ATP, continua em grande forma. Vencedor de sete títulos em 2023, o portuense de 28 anos somou a sua 61.ª vitória de singulares da temporada em torneios internacionais para se qualificar para a segunda ronda do Porto Open Challenger 125, naquele que também foi o seu primeiro triunfo em eventos Challenger em cerca de seis meses.
O tenista que vive no Algarve não teve problemas para derrotar na primeira ronda do torneio da Invicta o qualifier francês Lucas Poullain, 318.º ATP e conhecido por ser muito sólido, por 6-4 e 6-0, dominando completamente. Marca duelo na segunda ronda com o italiano Luca Nardi, de 20 anos, número 153 do Mundo.
Quem não conseguiu seguir em frente foi Frederico Silva, número dois português e 220.º ATP, eliminado por um jogador turco que tem quase uma releação inexplicável com o Porto Open: Altug Celikbilek, 260.º ATP, é o bicampeão em título deste torneio em diferentes categorias de Challenger e entrou também a vencer na sua versão 125, derrotando o português de 28 anos por 6-4, 6-7(6) e 6-3, em quase três horas.
Entre os portugueses, faltam ainda entrar em ação na primeira ronda Gastão Elias, Henrique Rocha (ambos na terça-feira) e João Domingues (quarta).