Oficial: João Sousa obrigado a desistir do Australian Open apesar de já ter recuperado da covid-19
João Sousa, número um nacional, foi forçado a desistir este sábado do Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada, que este ano, arranca mais tarde devido à Covid-19. O vimaranense ainda confirmou oficialmente a informação este sábado, com uma publicação nas redes sociais, onde confirma que testou positivo para o vírus antes de viajar para Melbourne, na semana passada.
Sousa assegura já estar negativo e sem sintomas mas, apesar dos esforços da Tennis Australia, não arranjou forma de viajar para o torneio mais tarde, à semelhança do que aconteceu com Andy Murray. O governo australiano não permitiu que João Sousa viajasse para Melbourne antes de 27 de janeiro (14 dias depois do seu teste positivo, no dia 13) e depois disso o português teria ainda de cumprir mais 14 dias de isolamento na Austrália, ou seja, só poderia sair do quarto de hotel no dia 11. O torneio arranca a 8.
“É com muita tristeza que vos dou a conhecer que não poderei viajar para a Austrália este ano. Testei positivo ao COVID-19 na véspera da minha viagem e desde então tenho estado em confinamento e em contacto com a organização do Australian Open na procura de uma solução que acabou por não acontecer. Apesar de já estar a testar negativo e sem sintomas, as medidas estritas do governo Australiano não permitem a minha entrada no país”, pode ler-se num comunicado publicado nas redes sociais.