O que está em jogo para Medvedev e Sinner na final do Australian Open em termos de ranking

O que está em jogo para Medvedev e Sinner na final do Australian Open em termos de ranking

Por Pedro Gonçalo Pinto - janeiro 26, 2024

Daniil Medvedev Jannik Sinner vão lutar pela glória no Australian Open 2024. Das duas, uma: ou o russo conquista o seu segundo Grand Slam da carreira, juntando este título ao do US Open de 2021, ou o italiano celebra sua primeira conquista em um Major. Mas não é ‘apenas’ isso que está em jogo, até porque falamos dos atuais terceiro e quarto do ranking mundial.

Nesse sentido, as posições mais altas do ranking da ATP podem sofrer mudanças dependendo do desfecho da final de domingo em Melbourne Park. Com a vaga à decisão, Medvedev assegurou que não cairá da terceira posição, uma vez que soma 8.765 pontos virtualmente e Sinner só poderá chegar aos 8.310. No entanto, o russo tem Carlos Alcaraz na mira. Com o título, o ex-número 1 do mundo alcança 9.465 pontos, ultrapassando os 9.255 do espanhol.

Leia também:

Sinner faz o impensável, elimina Djokovic e está na final do Australian Open
Djokovic deixa aviso à concorrência: “Esta derrota não significa o princípio do fim”
Final do Australian Open não tem Djokovic, Federer ou Nadal pela primeira vez desde… 2005

Isso quer dizer também que Medvedev daria um salto importante na luta pela liderança do ranking, uma vez que ficaria muito perto dos 9.855 de Novak Djokovic. Tudo isto enquanto Sinner tenta vencer para encurtar as distâncias para quem está à frente.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt