Navratilova: "Osaka não está na forma física que deveria estar"

Navratilova: “Osaka não está na forma física que deveria estar”

Por José Morgado - janeiro 16, 2024

Martina Navratilova, uma das melhores jogadoras de todos os tempos, foi nesta terça-feira crítica em relação à forma física em que Naomi Osaka, que foi mãe da sua primeira filha há seis meses, retornou à modalidade. A japonesa só perdeu duelos apertados diante de Karolina Pliskova e Caroline Garcia nas últimas semanas na Austrália, mas nem isso pareceu convencer a campeoníssima.

“Que nota lhe dou? Em termos tenísticos um B+, mas em termos gerais um C porque ela não conseguia chegar à bola que queria bater pelo fato de estar fora de forma. Estou surpresa que ela tenha voltado à competição e jogado este torneio sem estar no topo da sua forma física. O fato de ela não ter tido qualquer break point nos diz tudo o que precisamos saber sobre este jogo”, começou por dizer a norte-americana no ‘Tennis Channel’.

Navratilova foi ainda mais longe e comparou a japonesa com Svitolina, que em 2023 fez bons resultados em Grand Slam cerca de oito meses depois de ser mãe. “Se eu fosse ela, ia ficar em forma, jogar mais sets de treino. Para quando chegar aos jogos, esteja mais em forma. As outras jogadoras batem na bola com muita força e é preciso se mexer rápido para chegar lá e conseguir jogar o tênis que quer. Bem sabemos que ela foi mãe, mas a Svitolina também foi e voltou muito melhor”.

Osaka vê copo meio cheio e revela calendário ambicioso nos próximos meses

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt