This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Nadal: «Não sei se volto ao nível de 2008 mas já tenho dois troféus destes em casa»
Rafael Nadal voltou a viver esta quinta-feira em Wimbledon mais um episódio negro num ano que tem sido um verdadeiro pesadelo. O número 10 do ranking mundial, campeão em Londres nas edições de 2008 e 2010, foi eliminado na segunda ronda, em pleno Centre Court, pelo alemão Dustin Brown, num encontro em que voltou a mostrar-se (muito) longe do nível de jogo que faz dele um dos melhores de todos os tempos.
Brown, que fez um dos encontros da sua vida, impôs-se por 7-5, 3-6, 6-4 e 6-4, chocando o público e próprio Rafael Nadal, que transportou a apatia demonstrada em court para uma conferência de imprensa que roçou quase o tom de depressão.
“Perdi. Estou triste por isso, claro, mas isso é o ténis. Bons momentos, maus momentos e hoje foi obviamente um dos maus. Tenho de aceitar que estas coisas acontecem como tenho feito na minha carreira toda e continuar a trabalhar. A vida continua e a minha carreira também. Em 2012 e 2013 eu tive imensos problemas nos meus joelhos e não consegui ser competitivo aqui. No ano passado e neste já não tive lesões e estava pronto para competir. Não sei se vou voltar ao nível de 2008 ou 2010. A minha motivação é essa mas se não conseguir sei sempre que já joguei aqui cinco finais e levei dois troféus para casa”, confessou o maiorquino, tentando passar através das palavras um discurso positivo que não se traduziu na sua expressão.
Caminhos inversos seguiram na quinta-feira Roger Federer, número dois do Mundo e sete vezes campeão, e Andy Murray, que triunfou em Londres por uma vez, em 2013. O suíço bateu Sam Querrey por 6-4, 6-2 e 6-2, em 85 minutos, ao passo que o britânico preciso de apenas mais um minuto para superar o holandês Robin Haase, por 6-1, 6-1 e 6-4.
Entre os restantes top-15 em ação esta quinta-feira, destaque ainda para as vitórias de Tomas Berdych (derrotou Nicholas Mahut por 6-1, 6-4 e 6-4), Gilles Simon (bateu Blaz Kavcic por 6-1, 6-1, 6-7 e 6-1) e Jo-Wilfried Tsonga (ultrapassou Albert Ramos por 6-3, 6-4 e 6-4).
Para além de Rafael Nadal, só Fabio Fognini e Feliciano López também foram eliminados entre o lote de cabeças-de-série. O italiano perdeu diante de Vasek Pospisil, campeão de pares no All England Club em 2014, por 6-3, 6-4, 1-6 e 6-4, ao passo que o espanhol não resistiu a Nikoloz Basilashvili, por 7-5, 3-6, 6-3, 2-6 e 6-4. Vitkor Troicki, Andreas Seppi, Roberto Bautista Agut e Ivo Karlovic seguiram todos para a terceira eliminatória.
- Categorias:
- Grand Slams
- Wimbledon