Medvedev quebra invencibilidade de Djokovic em 2023 e vai à final em Dubai

Medvedev quebra invencibilidade de Djokovic em 2023 e vai à final em Dubai

Por José Morgado - março 3, 2023
medvedev djokovic
Divulgação/Dubai Duty Free Tennis Championship

Daniil Medvedev, russo de 27 anos que passou pela liderança do ranking mundial durante 16 semanas em 2022, garantiu nesta sexta-feira (3) a qualificação para a final do ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Para isso, ele se tornou o primeiro jogador a derrotar Novak Djokovic, número 1 do mundo, em 2023. O sérvio de 35 anos estava uma série de 20 vitórias consecutivas trazida desde o início do ATP Finals, em novembro.

O russo, vindo de títulos em Roterdã e em Doha, somou sua 13ª vitória seguida para derrotar o sérvio por 6-4 e 6-4, em jogo em que foi sempre superior e muito mais sólido, diante de um Djokovic que foi ficando tendencialmente menos paciente e mais errático à medida que o encontro avançou. Medvedev reduz a desvantagem no confronto direto diante do sérvio para 5-9, interrompendo uma série de quatro vitórias seguidas do rival, trazida desde que o russo venceu na decisão do US Open 2021.

Na final de sábado, Medvedev, sétimo do ranking, encara seu compatriota Andrey Rublev, número 6 do mundo e atual campeão em Dubai, que eliminou Zverev nas semis. Quem vencer será número 1 russo. Daniil lidera o confronto direto por 4-2.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt