Mamma mia! Musetti deixa Djokovic em choque rumo às quartas de Monte Carlo

Mamma mia! Musetti deixa Djokovic em choque rumo às quartas de Monte Carlo

Por Pedro Gonçalo Pinto - abril 13, 2023

Há dois anos, Lorenzo Musetti liderou por dois sets a zero nas oitavas de final de Roland Garros e ameaçou um resultado chocante diante de Novak Djokovic. Dois anos depois, o jovem italiano concluiu o que tinha deixado por fazer e saiu por cima de um autêntico festival de quebras para deixar o número 1 do mundo em choque a caminho das quartas de final do Masters 1000 de Monte Carlo.

Em um jogo verdadeiramente caótico que até teve uma interrupção provocada pela chuva no início do terceiro set, Musetti (21.º ATP) levou a melhor com as parciais 4-6, 7-5 e 6-4, ao cabo de quase três horas. Djokovic chegou a liderar por 6-4 e 4-2, mas esteve sempre longe do seu nível mais alto e o italiano soube aproveitar as oportunidades para somar um triunfo marcante na sua carreira.

Contas feitas, Djokovic sofreu oito breaks em 14 oportunidades enfrentadas, ao passo que ‘só’ tirou o saque ao italiano em sete dos 13 break points de que dispôs. Na retina fica o que se passou a partir do 4-2 no segundo set, num momento em que Nole sofreu três quebras de serviço consecutivas — fez uma quebra pelo meio para não perder logo 6-4 –, antes de se ver forçado a ir à terceira parcial. Na hora da verdade, e depois da chuva, Djokovic foi quebrado no sétimo game… mas ainda havia drama reservado. Nole salvou dois match points com Musetti sacando para fechar, teve um break point e não o aproveitou. À quarta tentativa, o italiano finalmente cerrou o punho.

Dessa forma, Djokovic sofre apenas a sua segunda derrota da temporada, juntando-se este jogo à derrota sofrida diante de Daniil Medvedev em Dubai. Já Musetti mantém o grande torneio de Monte Carlo, que chega depois de um péssimo início de temporada. Nas quartas de final, enfrenta o compatriota Jannik Sinner.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt