Kyrgios perde pontos propositadamente e arrisca multa milionária
Foi Richard Gasquet quem garantiu o acesso aos quartos-de-final de Wimbledon esta segunda-feira, mas é sobre Nick Kyrgios que as atenções estão voltadas desde o término do encontro. O australiano arrisca uma pesada multa pelo comportamento que demonstrou durante a partida diante do gaulês, nomeadamente no início segundo set, quando falhou propositadamente três respostas ao serviço, oferecendo o jogo ao seu adversário.
A Federação Internacional de Ténis (ITF) é muito explícita relativamente ao empenho que é suposto ser colocado em court pelos jogadores.
“Um jogador deve fazer uso do seu melhor empenho para vencer um encontro quando disputa um torneio do Grand Slam. A violação desta norma implica o pagamento de uma multa até 20 mil dólares (18 mil euros) por cada violação”.
Um valor que pode ser agravado se em causa estiverem comportamentos ocorridos em “circunstâncias particularmente flagrantes e prejudiciais ao sucesso do torneio”.Se for esta a decisão das entidades responsáveis, o jogador de 20 anos terá de desembolsar um valor que pode ir até 250 mil dólares (225 mil euros).
https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=e4G7I5KsRD4
Mas este não foi o único incidente que marcou o encontro dos oitavos-de-final. Já no terceiro set, Kyrgios e o árbitro James Keothavong envolveram-se numa discussão que teve como tema as meias do jogador de Camberra.
“Estou a tirar um par de meias, tenho dois calçados. Vou permanecer no court”, disse o australiano, continuando a argumentar, ao ser aconselhado a apressar-se. “Vais ficar zangado comigo por causa disso? O Rafa [Nadal] e outros demoram sempre 30 segundos entre os pontos e eu estou apenas a mudar de meias […] inacreditável”.
Atitudes que valeram ao finalista do Millennium Estoril Open fortes apupos do público presente no Court 2 do All England Club, que não hesitou em mostrar os seu desapontamento.