This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
João Sousa vence e vai reencontrar Andy Murray na 3.ª ronda
As bandeiras portuguesas presentes nas bancadas do court 6 parecem ter dado sorte a João Sousa. Ao som de gritos entusiasmantes como “Portugal, Portugal!”, o número um português e 33.º colocado do ranking mundial fez as delícias dos adeptos nacionais e apurou-se para a terceira ronda do Open da Austrália, em Melbourne, repetindo, desde já, o resultado obtido na edição de 2015, na qual cedeu para o escocês Andy Murray.
Num encontro que contou com um ligeiro atraso devido à chuva, Sousa, a fazer a sua sexta participação no Happy Slam, voltou a realizar uma prestação sólida, à semelhança da primeira ronda, para derrotar o seu amigo colombiano Santiago Giraldo, 70.º ATP, em quatro parciais, por 6-3, 7-5, 3-6 e 6-1, ao cabo de 2h36 de duração.
O pupilo de Frederico Marques, a defender o inédito estatuto de 32.º cabeça de série no primeiro torneio do Grand Slam da época, controlou a maior parte das trocas de bola de fundo court, num embate em que chegou a dispor de 18 pontos de break, cinco dos quais aproveitados, e no qual conseguiu recuperar de uma desvantagem de 1-3 na segunda partida.
Na terceira eliminatória, disputada este sábado, João Sousa vai reencontrar o escocês Andy Murray, número dois mundial que travou o português na mesma fase da edição de 2015, depois da vitória do escocês diante de Sam Groth, por 6-0, 6-4 e 6-1. Murray também derrotou Sousa na segunda eliminatória em Melbourne na época de 2013.
Com este triunfo, João Sousa alcança a terceira ronda de um torneio do Grand Slam pela terceira vez na carreira, depois de tê-lo feito no US Open de 2013 e no Open da Austrália em 2015. Deste modo, o vimaranense iguala o registo da número um portuguesa Michelle Larcher de Brito, que tem igualmente três presenças na terceira eliminatória de provas maiores – Roland Garros 2009 e Wimbledon 2013 e 2014.
- Categorias:
- Australian Open
- Grand Slams