João Sousa vai a jogo no circuito FPT em Vale do Lobo numa etapa com TODOS os melhores portugueses

João Sousa vai a jogo no circuito FPT em Vale do Lobo numa etapa com TODOS os melhores portugueses

Por Bola Amarela - junho 16, 2020
Joao-Sousa

Está confirmado: João Sousa, melhor tenista português de todos os tempos, vai mesmo competir na primeira etapa do circuito sénior da Federação Portuguesa de Ténis (FPT), agendado para a Vale do Lobo Tennis Academy a partir da próxima segunda-feira (quadro principal arranca na quarta, dia 24).

O minhoto de 31 anos encabeça um elenco de luxo que conta com todos os restantes melhores tenistas portugueses: Pedro Sousa (110.º), João Domingues (152.º), Frederico Silva (193.º), Gonçalo Oliveira (278.º) e Gastão Elias (532.º), que também vão aproveitar o lançamento do novo circuito da Federação Portuguesa de Ténis para competirem pela primeira vez desde que os circuitos internacionais foram suspensos, a meio do mês de março, devido à pandemia da Covid-19.

Na competição feminina também vão estar presentes as melhores jogadoras portuguesas da atualidade, com destaque para a tricampeã nacional absoluta, Francisca Jorge (579.ª WTA), seguida de Inês Murta (645.ª), Maria Inês Fonte (912.ª), Ana Filipa Santos (1141.ª) e Matilde Jorge, todas jogadoras que já representaram Portugal na Fed Cup.

As três etapas do Circuito Sénior FPT distribuem um total de 45 mil euros em prémios monetários e serão disputadas no sistema de round-robin, com quatro grupos de três tenistas e os vencedores a avançarem para as meias-finais. Os quadros principais terão 12 jogadores (6 entradas diretas, 4 qualificados e 2 convidados), enquanto os quadros de qualificação terão lugar para 32 jogadores e 16 jogadoras.

Da Vale do Lobo Tennis Academy, o Circuito Sénior FPT seguirá para o Lisboa Racket Centre (29 de junho a 5 de julho) e no Tennis Club da Figueira da Foz (6 a 12 de julho), culminando na realização do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, de 13 a 19 de julho no Complexo Desportivo do Monte Aventino, no Porto, e dotado de um prize-money de 20.000 euros.

As quatro semanas consecutivas de ténis ao mais alto nível em Portugal vão ser transmitidas em direto nos canais Sport TV.