This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
João Sousa supera enorme batalha em Roma e avança à segunda ronda
Na raça. João Sousa, número um português, ganhou esta segunda-feira o seu primeiro encontro enquanto top 30 do ranking mundial numa batalha de cortar a respiração, ao cabo de 2h56. O vimaranense, atual 30.º da hierarquia ATP, sofreu muito, mas bateu o convidado italiano Lorenzo Sonego, 333.º do Mundo, rumo à segunda ronda do Masters 1000 de Roma, em Itália, perante um público muito ruidoso.
Uma semana depois de ter alcançado pela primeira vez na carreira os quartos de final de um torneio Masters 1000, em Madrid, Sousa precisou de se aplicar a fundo, apesar do excelente início no duelo diante do wildcard local. O português triunfou pelos parciais de 6-7(5), 6-3 e 7-5, num embate muito físico e decidido nos detalhes e nos momentos de maior tensão.
Após uma primeira partida perdida em que o pupilo de Frederico Marques chegou a liderar por 3-0 e 5-3, Sousa apresentou posteriormente maior lucidez no court e conseguiu travar um inspirado italiano nos dois sets seguintes. No entanto, no capítulo estatístico, João Sousa somou seis duplas faltas – a maior parte no primeiro parcial – e colocou 67% dos pontos com o primeiro serviço.
Na segunda eliminatória, disputada quarta-feira, João Sousa terá pela frente o vencedor do confronto entre o austríaco Dominic Thiem, 13.º cabeça de série da prova, e o ucraniano Alexandr Dolgopolov, ex-top 15 ATP e atual 28.º da tabela mundial. Sousa encontra-se em desvantagem no confronto direto por 1-4 diante de Thiem, tendo ganho apenas nas meias-finais de São Petersburgo em 2015, mas nunca mediu forças com Dolgopolov no circuito principal.
Esta é a primeira vez que o número um nacional avança uma ronda no quadro principal do Masters 1000 de Roma. Tanto em 2014 como em 2015 o vimaranense saiu de cena logo na eliminatória inaugural. Quando à classificação mundial, João Sousa, que ainda entra em ação em pares esta segunda-feira ao lado do francês Benoit Paire, está já num provisório 28.º lugar da tabela.
- Categorias:
- Não categorizado