João Sousa nas meias-finais em Genebra após grande reviravolta no segundo set

João Sousa nas meias-finais em Genebra após grande reviravolta no segundo set

Por José Morgado - maio 19, 2022
sousa-davis
Federação Portuguesa de Ténis/Miguel Pinto

João Sousa, número um nacional e 79.º colocado do ranking mundial, confirmou esta quinta-feira mais um momento relevante para uma carreira que já está na história do desporto português, ao qualificar-se para as meias-finais de um torneio ATP pela 21.ª vez na sua vida, segunda no ATP 250 de Genebra, depois de ter sido finalista neste mesmo torneio suíço em 2015.

Num duelo de quartos-de-final muito equilibrado, ainda que algumas alterações de ascendente inesperadas, o vimaranense de 33 anos derrotou o bielorrusso Ilya Ivashka, 50.º da hierarquia mundial, por 7-5 e 7-5, em 1h46 de um duelo em que saiu de desvantagens em ambos os sets. No primeiro recuperou de 2-4 e no segundo esteve por duas vezes com duplo break de desvantagem (a última a 1-4), antes de dar a volta para triunfar em dois sets de maneira categórica.

Sousa vai lutar pela 12.ª final de um torneio ATP diante de um tenista que nunca defrontou: Richard Gasquet, de 35 anos e caído para o 75.º posto ATP, mas a fazer uma grande semana a lembrar os tempos em que venceu 15 títulos ATP e foi top 10 mundial.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisTV/status/1527375062399082496

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com