This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
João Sousa luta mas fica para trás frente a Janowicz
Terminou a excelente campanha de João Sousa no Open Sud de France, em Montpellier. O número um nacional, a disputar as primeiras-meias finais do ano, disputou um duelo de alto nível frente a Jerzy Janowicz, quinto cabeça-de-série, e caiu apenas numa terceira partida e depois de muita luta oferecida, o que culminou nos parciais de 7-6(9), 3-6 e 6-1.
O encontro
A primeira partida foi disputada com uma qualidade de ténis bastante elevada. Tanto Sousa como Janowicz seguraram os primeiros jogos de serviço sem dificuldade, até que, a servir a 1-2, o vimaranense cometeu alguns erros com a sua direita que deram o primeiro break do encontro ao adversário, algo que aconteceu do outro lado quando chegou a altura do jogador mais cotado servir para a conquista da primeira partida.
Durante o tiebreak, ambos os jogadores se exibiram ao mais alto nível e ninguém parecia querer abrir mão do primeiro set. Janowicz ainda perdeu os primeiros três set points e foi obrigado a fazer uso do seu serviço para anular um do lado de João Sousa, confirmando a vantagem no marcador ao fim de um hora de jogo. No segundo parcial, o desenrolar dos acontecimentos foi bastante diferente. O número 49 do mundo mostrou as garras e perdeu apenas três do primeiros 15 pontos, atirando toda a pressão para o outro lado do court.
Apesar de ainda ter falhado quando servia a 5-1, a segunda oportunidade não foi desperdiçada e encaminhou a decisão do vencedor para o derradeiro set, e, aqui, Janowicz recuperou a compostura. Os erros transformaram-se em winners e não havia muito que o jogador português pudesse fazer. A vitória ficou consumada ao fim da 1h55.
Estatísticas
João Sousa arremessou um total de 27 winners, 23 erros diretos e teve o serviço afinado em 60% das vezes. Já o seu oponente também teve um saldo positivo de 43 winners e 36 erros não forçados, o que prova a boa qualidade do encontro.
Apesar da derrota, João Sousa deverá ascender na próxima segunda-feira ao 45.º posto da hierarquoa mundial, a sua melhor posição desde finais de setembro de 2014. A sua próxima paragem é o ATP 500 de Roterdão, onde tem encontro marcado com Gilles Simon na primeira ronda.
- Categorias:
- Não categorizado