João Sousa faz história na carreira rumo a inédita segunda ronda de Wimbledon
João Sousa, número um português e 31.º do ranking mundial, está pela primeira vez na segunda ronda do torneio de Wimbledon. O vimaranense de 27 anos apelou à sua garra habitual e ao seu instinto de sobrevivência para superar em cinco partidas um sempre perigoso Dmitry Tursunov, ex-top 20 mundial e atual 453.º ATP, numa dura batalha que se prolongou por 3h13.
A defender o estatuto de 31.º cabeça de série pela primeira vez no All England Club, Sousa, que nunca havia ultrapassado a ronda inaugural do terceiro torneio do Grand Slam do ano, recuperou de 2-4 no quinto set para derrotar o russo pelos parciais de 3-6, 7-6(2), 4-6, 6-3 e 7-5, num encontro com muitas oscilações no marcador.
Apesar de se ter apresentado longe do seu melhor nível durante grande parte do duelo, o pupilo de Frederico Marques, que contou com muito apoio do público, puxou dos galões e conseguiu superiorizar-se nos momentos mais importantes e de maior tensão. Tursunov, que foi assistido durante a terceira partida à perna e ao pé, esteve perto do triunfo, mas acabou por não resistir à maior combatividade do português.
Na segunda eliminatória, João Sousa terá pela frente o norte-americano Dennis Novikov, oriundo da fase de qualificação e número 145 da tabela ATP, que esta terça-feira ultrapassou o australiano Luke Saville em quatro partidas. Sousa e Novikov nunca se defrontaram anteriormente no circuito profissional.