João Sousa derrota jovem da sua cidade rumo à final em Lisboa

João Sousa derrota jovem da sua cidade rumo à final no Lisboa Racket Centre

Por José Morgado - julho 4, 2020
sousa2
FOTO FPT

João Sousa, número um português (66.º do ranking ATP) e melhor tenista português de todos os tempos, garantiu este sábado a sua vaga na final da segunda etapa do circuito sénior da Federação Portuguesa de Ténis, no Lisboa Racket Centre, a última prova em que vai participar no nosso país antes de regressar a Barcelona para seguir a sua preparação para o regresso do ATP Tour a 14 de agosto.

Num duelo entre dois vimaranenses, foi o mais experiente e credenciado, de 31 anos, a impor-se por 6-4 e 6-4, apesar da muito boa exibição de Luís Faria, 817.º do ranking ATP, de 20 anos, que chegou mesmo a comandar por 3-0 (com ponto para 4-0…) no segundo parcial. Mais sólido nos momentos importantes, Sousa impôs-se ao cabo de 1h30 e vai discutir o título desta etapa no domingo, pelo meio-dia.

Na final, Sousa vai defrontar o vencedor da segunda ‘meia’, entre Frederico Silva, antigo top 10 mundial de juniores e vencedor de dois Majors em pares sub-18, e Duarte Vale, ex-top 15 de sub-18, escalão em que foi finalista do Australian Open em 2017.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt