Jaime Faria derrotado na primeira ronda do Indoor Oeiras Open 2

Jaime Faria derrotado na primeira ronda do Indoor Oeiras Open 2

Por José Morgado - janeiro 9, 2023

O português Jaime Faria concluiu, esta segunda-feira, a participação no quadro principal de singulares do Indoor Oeiras Open 2 com uma derrota na primeira ronda. Este é o segundo torneio do ATP Challenger Tour organizado de forma consecutiva pela Federação Portuguesa de Ténis no Complexo de Ténis do Jamor, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, e termina no dia 14 de janeiro.

Convidado da organização pela segunda semana consecutiva, o tenista português de 19 anos (número 591 do ranking ATP) esbarrou no favoritismo do britânico Jay Clarke (241.º), que confirmou o estatuto de segundo cabeça de série graças a uma vitória por 6-4 e 6-3 rubricada em 75 minutos.

Esta foi a segunda participação de Jaime Faria em quadros principais do ATP Challenger Tour e o adversário foi o jogador com melhor classificação que alguma vez enfrentou.

Apesar do elevado grau de dificuldade, o jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis bateu-se de igual para igual com o britânico e ainda foi o primeiro a adiantar-se no embate (3-1). Mas Clarke respondeu de imediato e arrecadou 10 dos 12 jogos seguintes, com Faria a recuperar algum terreno nos últimos minutos para reduzir a diferença final no marcador.

“Era um encontro complicado. Tinha visto que ele não estava em grande forma, vinha de algumas derrotas e vi-o a semana passada e não me pareceu estar muito confiante. Entrei com um break acima, a jogar bom ténis e confiante, mas ele subiu o nível. Foi pena o primeiro set, joguei mal alguns momentos importantes, mas ele tem mais experiência do que eu. Ainda não estou muito fino nesses momentos neste início de época, o que é normal”, analisou em conferência de imprensa.

Ainda assim, o lisboeta gosta de “olhar para as coisas positivas” e viu “melhorias em relação à semana passada”, um alento na hora da derrota, pois dá-lhe “referências” de trabalho. Trabalho esse que se inicia nos próximos dias, numa pré-época de cerca de quatro semanas com vista aos torneios de 25.000 dólares do Algarve, a partir da segunda quinzena de fevereiro.

Com a derrota de Jaime Faria, a representação portuguesa ficou reduzida a três jogadores, todos com encontros marcados para terça-feira no court principal da nave de campos cobertos: às 11 horas, Gonçalo Oliveira (489.º) enfrenta Lukas Neumayer (295.º); logo a seguir, Pedro Sousa (494.º) mede forças com Nikolas Sanchez Izquierdo (270.º e sétimo cabeça de série); e depois João Domingues (283.º) desafia Cem Ilkel (337.º), semifinalista na semana anterior.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com