Irmãos Silva brilham em casa rumo às quartas do Maia Open

Irmãos Silva brilham em casa rumo às quartas do Maia Open

Por José Morgado - novembro 27, 2024
JoaoSilva-TiagosiLVA
Fotografia: Eduardo Oliveira/FPT

Tal como em singulares, onde Henrique Rocha salvou match point a caminho da segunda ronda do Maia Open, o último Challenger português de 2024, também na variante de pares a primeira vitória lusa teve ADN da Escola de Ténis da Maia: os irmãos João Dinis Silva e Tiago Silva, de 17 e 19 anos, foram os primeiros a atuar e carimbaram um resultado inesquecível ao superarem o francês Maxime Janvier e o ucraniano Volodoymyr Uzhylovskyi com os parciais de 6-2 e 7-6(4) para celebrarem pela primeira vez em torneios do ATP Challenger Tour. 

Com caminhos distintos nos últimos anos (o mais velho optou pelo circuito universitário nos EUA, o mais novo juntou-se ao Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis e é o atual campeão nacional de sub 18), João Dinis Silva e Tiago Silva poderão ter como adversários nos quartos de final outros irmãos que cresceram na Maia e seguiram os mesmos trajetos, caso Henrique Rocha (também no CAR) e Francisco Rocha (já licenciado nos EUA) superem os terceiros favoritos, Victor Cornea e Mick Veldheer.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com