Hubert Hurkacz conquista o primeiro Masters 1000 da carreira em Miami

Hubert Hurkacz conquista o primeiro Masters 1000 da carreira em Miami

Por José Morgado - abril 4, 2021
Hurkacz
MIAMI GARDENS, FLORIDA – APRIL 04: Hubert Hurkacz of Poland celebrates aftger defeating Jannik Sinner of Italy during the final of the Miami Open at Hard Rock Stadium on April 04, 2021 in Miami Gardens, Florida. (Photo by Michael Reaves/Getty Images)

Hubert Hurkacz, jovem polaco de 24 anos, fez história este domingo ao tornar-se no primeiro jogador do seu país a conquistar um ATP Masters 1000, ao triunfar na surpreendente edição de 2021 do Miami Open, a primeira prova da categoria nesta temporada, que não contou com cinco tenistas do top 10 e 34 do top 100.

Depois de derrotar vários dos melhores tenistas do Mundo — Stefanos Tsitsipas, Andrey Rublev, Milos Raonic e Denis Shapovalov — ao longo da semana, o polaco, que entrou esta semana no 37.º posto do ranking ATP, superou na final o italiano Jannik Sinner, número 31 mundial, por 7-6(4) e 6-4, num encontro resolvido em 1h42 e que acabou por ser pautado por muitos erros… e muitos nervos!

Mais sólido e calmo, Hurkacz foi mais forte no tie-break do primeiro set (depois de ter liderado por 3-0 e de Sinner ter servido para a vitória), e não entrou em pânico quando perdeu a vantagem de 4-0 no segundo parcial. O italiano cometeu demasiados erros e mostrou-se mais nervoso do que o polaco neste momento tão solene…

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/atptour/status/1378782965795188737

Hurkacz vai subir para o 16.º posto do ranking ATP (e quinto da corrida para as ATP Finals), ao passo que Sinner sobe a 22.º ATP e sétimo da Race.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com