Presidente da ITF deixa garantia na Copa Davis: "Queremos misturar a tradição com inovação"

Presidente da ITF deixa garantia na Copa Davis: “Queremos misturar a tradição com inovação”

Por Pedro Gonçalo Pinto - novembro 25, 2024

Fechada a temporada de Copa Davis e Billie Jean King Cup, David Haggerty, presidente da ITF, fez um balanço que considera positivo em ambas as competições. Acima de tudo, quer contribuir para o crescimento constante do tênis.

“Foi muito especial celebrar a Billie Jean King Cup e a Copa Davis no mesmo local com 20 equipes. Vivemos muitas primeiras vezes. Na Copa Davis tivemos 65 mil fãs ao longo da semana, superando os 60 mil do ano passado. 43% dos fãs viajaram internacionalmente, vindo de países que participaram no torneio, o que significa um grande aumento. Queremos que o esporte cresça”, destacou.

Por outro lado, Haggerty falou das mudanças de formato. “Uma coisa que sempre quisemos fazer é equilibrar a tradição da Copa Davis com a inovação do Final 8. No próximo ano, a fase de setembro será com o formato casa e fora. Sentimos que é a melhor maneira de misturar a tradição com inovação. Para o ano que vem, temos algumas ofertas para cada torneio quanto à sede”, afirmou.

Leia também:

Ele e mais ninguém! Sinner torna-se o primeiro da história com feito incrível
Sinner iguala Federer em estatística até então única na história do tênis
Presidente da ITF responde às críticas sobre a homenagem a Nadal: “Teve a cerimônia que quis”

Haggerty falou ainda sobre o que poderá decidir quem recebe a Final 8 da Copa Davis na próxima temporada. “Somos responsáveis pelo crescimento do tênis em 213 países. Neste ano, na fase de grupos de setembro, uma das sedes foi a China pela primeira vez, levando o tênis a um continente que é importante. Há um número de fatores como a visibilidade da competição, que continue a crescer. O dinheiro não é tudo. É um elemento importante, mas não o mais determinante”, considerou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt