Governo italiano estuda hipótese de banir russos e bielorrussos do torneio de Roma
Depois de Wimbledon, agora pode ser o torneio de Roma, tanto o Masters 1000 como o WTA 1000, a banir os tenistas russos e bielorrussos. Os rumores começaram a crescer na imprensa italiana, com a hipótese de o Comité Olímpico Italiano ter pedido ao Governo do seu país para tomar essa decisão devido à guerra na Ucrânia e a verdade é que essa requisição aconteceu mesmo.
“O Comité Executivo da organização a que pertenço fez a recomendação a todas as federações de não permitir que desportistas russos e bielorrussos compitam no nosso país. Todos os desportos, salvo o basquetebol em alguns casos, e o ténis, aplicaram essa recomendação. Agora, o governo está a avaliar a situação e tomará uma decisão definitiva em breve”, afirmou Giovanni Malagó, ministro do Desporto e presidente do Comité Olímpico Italiano.
Caso os russos e bielorrussos sejam proibidos de competir tal como em Wimbledon, tratar-se-á do primeiro torneio em que isso acontece no ténis, tendo em conta que a decisão foi tomada para o Grand Slam britânico que, no entanto, só acontece no verão.