Gauff explica o ponto em que se coloca ao nível de... Alcaraz e Djokovic

Gauff explica o ponto em que se coloca ao nível de… Alcaraz e Djokovic

Por Pedro Gonçalo Pinto - agosto 31, 2023

Coco Gauff fez mais uma exibição impressionante para dominar a igualmente jovem Mirra Andreeva, desta vez em apenas dois sets. Curiosamente, a norte-americana confessou que tem se inspirado muito ao assistir às partidas de… Novak Djokovic e Carlos Alcaraz.

FORÇA FÍSICA LEMBRANDO … DJOKOVIC E ALCARAZ

Deslizar em quadras duras é algo que fiz a vida toda, é algo natural. Quando comecei a jogar em saibro na Europa, ensinaram-me a deslizar na terra, mas não em quadras duras. É o último recurso a ser utilizado em piso rápido, não é bom fazer isso o tempo todo, embora ajude a chegar às bolas sem um passo adicional. Alguém que admiro muito é Novak Djokovic e Carlos Alcaraz, ambos com outro nível em termos de físico e jogo de pés. Sinto que tenho o mesmo nível atlético que eles, mas adaptado à minha realidade. Espero continuar aprendendo ao observá-los.

RIVALIDADE DJOKOVIC-ALCARAZ

Assisti ao jogo de Roland Garros e à final de Wimbledon. Não vi toda a final de Cincinnati porque estava voando para casa, vi partes dela. Acompanhei a maioria dos jogos deles, observo bastante quando estão jogando. Aprendi com eles a lidar com situações em que não estou jogando o meu melhor tênis. Foquei-me em Carlos, nos seus jogos em Cincinnati, onde muitas vezes estava perdendo mas continuava a sorrir. Pensei que se ele conseguia sorrir, sendo o número um e sob toda a pressão, então eu também posso. Na maior parte do tempo, tento manter uma atitude positiva, também aprendi com a alegria deles durante os jogos. Antes eu me reprimia muito. Agora estou realmente me divertindo.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt