Gastão entra no quadro principal de Wimbledon após desistência de Nadal
Gastão Elias, número dois português e 88.º colocado do ranking mundial, tem entrada direta no quadro principal de Wimbledon. O jogador natural da Lourinhã, de 25 anos, viu o espanhol Rafael Nadal anunciar a sua desistência esta quinta-feira – devido a lesão no pulso esquerdo -, o que lhe permite entrar pela segunda vez na carreira no lote de jogadores que não terá de jogar a fase de qualificação londrina.
Esta semana a curar uma lesão na mão direita, que o obrigou a desistiu do torneio challenger de Praga, República Checa, Elias já disputou o quadro principal do terceiro torneio do Grand Slam da temporada em 2013. Aí, cedeu logo na ronda inaugural para o ucraniano Alexandr Dolgopolov, então 24.º da hierarquia ATP.
Está será ainda a quinta participação consecutiva de Elias no torneio de Wimbledon. Na época de 2012, o português não ultrapassou a primeira eliminatória do qualifying e tanto em 2014 como em 2015 caiu na segunda ronda da qualificação.
Elias junta-se assim a João Sousa, número um português, no leque de jogadores com entrada direta. Frederico Silva, número três nacional, disputa este ano, pela primeira vez na carreira, a fase de qualificação sénior de um torneio do Grand Slam e Michelle Larcher de Brito regressa ao qualifying de uma prova onde já foi muito feliz: terceira ronda em 2013 e em 2014.