Gastão Elias triunfa no Jamor e joga final de um Challenger 3 anos e meio depois

Gastão Elias triunfa no Jamor e joga final de um Challenger 3 anos e meio depois

Por José Morgado - abril 3, 2021
elias
FOTO: Sara Falcão

Gastão Elias, número 358 do ranking ATP e um dos melhores tenistas portugueses de todos os tempos (foi top 60 em 2016), garantiu este sábado o regresso à final de um torneio Challenger três anos e meio depois da última (em outubro de 2017, em Montevideu), ao apurar-se para o encontro de decisão do título no Oeiras Open 1, o primeiro de dois Challenger que estão a ser jogados por estas semanas no Complexo de Ténis do Jamor.

O lourinhanense de 30 anos fez mais uma exibição de qualidade para derrotar o francês Evan Furness, número 340 ATP, por 6-3 e 7-5, recuperando de break abaixo no segundo set para fechar ao cabo de quase duas horas de partida. Elias desforrou-se assim da derrota sofrida diante deste mesmo rival há cinco semanas, na final do ITF M25 de Vale do Lobo.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/josemorgado/status/1378340231389315075

Na final da prova, Elias vai defrontar o checo Zdenek Kolar, número 246 mundial, diante de quem venceu na única vez que se defrontaram, no Challenger de Sopot (Polónia), em 2019. O checo já derrotou dois portugueses esta semana no Jamor: Nuno Borges na primeira ronda (salvou match point) e Tiago Cação nos ‘quartos’.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt