Gastão Elias regressa às meias-finais de um Challenger 27 meses depois
Gastão Elias, um dos melhores tenistas portugueses de todos os tempos e a tentar nos últimos meses recuperar o nível que chegou a levá-lo ao top 60 ATP e aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, garantiu esta sexta-feira o regresso às meias-finais de um Challenger pela primeira vez desde janeiro de 2019 (Orlando), ao qualificar-se para o top 4 do Oeiras Open I, o primeiro de dois torneios Challenger 50 que se vão jogando no Jamor.
O tenista da Lourinhã, de 30 anos, atual número 358 do ranking ATP, derrotou nos quartos-de-final o eslovaco Alex Molcan, número 279 mundial e no melhor momento da carreira, por 6-2 e 7-5, num encontro resolvido em 1h42. Elias comandou completamente a primeira hora do encontro — liderou 6-2 e 4-1 com dois breaks — mas as coisas ainda se complicaram um pouco na reta final, com o eslovaco a deixar de cometer erros, incomodando bastante o português.
Nas meias-finais deste sábado, Elias vai defrontar o francês Evan Furness, número 340 ATP, naquilo que será uma reedição da recente final do ITF M25 de Vale do Lobo, ganha pelo gaulês.