Gasquet é o terceiro mais velho a conquistar um Challenger... e o segundo mais novo

Gasquet é o terceiro mais velho a conquistar um Challenger… e o segundo mais novo

Por Pedro Gonçalo Pinto - setembro 10, 2024

Na fase final da carreira, Richard Gasquet não deixou de lutar e brilhou em Cassis para conquistar o título no torneio que pertence ao circuito Challenger. O francês, ex-top 10, sagrou-se campeão nos palcos secundários aos 38 anos, tornando-se o terceiro mais velho da história a erguer um troféu a este nível. No entanto, uma estatística incrível ficou confirmada com essa conquista.

É que Gasquet não só é o terceiro mais velho a vencer um Challenger — Ivo Karlovic lidera com 39 anos e 7 meses –, como também é… o segundo mais novo. Ele conquistou o Challenger de Montauban em 2002 com apenas 16 anos, sendo que só foi batido em termos de juventude por Michael Chang, que triunfou aos 15 anos e 7 meses em Las Vegas 1987.

Leia também:

Veja como está a corrida para o Next Gen Finals após o US Open; João Fonseca segue no top 8
Sabalenka é apenas a sexta a conquistar o US Open em grande estilo
Novo top 10 da ATP: Djokovic cai, Sinner consolida número 1 e Fritz retorna

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt